8 DICAS PARA TURBINAR SEU METABOLISMO E QUEIMAR CALORIAS PARADO

Calma… não tem milagre! Mas é possível mudar alguns hábitos, acelerar o metabolismo e queimar calorias até quando você não estiver treinando!

Para ter o corpo trincado de verdade, você precisa eliminar gordura. Só assim os músculos aparecem. E, para fazer isso, precisa queimar calorias.

É possível chegar lá de diversas maneiras, e o mais importante é controlar a alimentação e treinar. Mas queimar gordura é diferente de crescer – tanto a alimentação quanto os exercícios são diferentes.

Só que existe uma outra forma de chegar lá: parado. É isso mesmo que você leu: parado. E não é pegadinha, não… é real!

Mas calma: também não estamos prometendo milagres. Você vai ter que continuar treinando e se alimentando direito. A diferença é que vai turbinar seu metabolismo e queimar calorias até quando estiver em repouso, e não apenas durante o exercício.

Assim, você continua mantendo seu foco na hipertrofia, na força, potência ou resistência muscular localizada (RML), mas vai queimar gordura e fazer os músculos que você suou tanto para fazer crescer enfim apareçam.

Para chegar lá, você precisa seguir alguns passos. Aqui, separamos uma lista com uma série de medidas que vão acelerar seu metabolismo e, junto com treino e dieta, fazer você ter o corpo que sempre quis.

8 DICAS PARA TURBINAR SEU METABOLISMO E QUEIMAR CALORIAS PARADO

EXERCÍCIOS

acelerar metabolismo - exercicios

Os exercícios são considerados um desafio pelo organismo.

1- Treinar hipertrofia

Todo marombeiro sabe que o treino de hipertrofia aumenta a massa muscular. E isso acelera demais o metabolismo – porque músculo demanda muito mais trabalho do seu organismo do que gordura. Logo, se você tem mais músculos e menos gordura, seu matebolismo ficará mais acelerado.

Bem mais acelerado, diga-se. Estudos indicam que os músculos aceleram o metabolismo de 17 a 25 vezes quando comparado ao mesmo tecido de gordura. Para completar, 1 kg de músculos, por si só, queima 15 kcal por dia – em um ano, isso representa cerca de 5.400 kcal.

E isso só pra manter esse músculo ativo – sem contar o que você gasta ao trabalhar este músculo! Precisa falar mais alguma coisa?

2- HIIT ou Cardio intenso

De acordo com os fisiologistas Powers e Howley exercícios de alta intensidade podem acelerar entre 15 e 25 vezes o metabolismo. A maior parte desse aumento metabólico se deve à produção de ATP para a contração dos músculos, podendo melhorar sua utilização energética até 200 vezes maior que em repouso.

Exercícios intervalados de alta intensidade (os famosos HIITs) e os exercícios cardio de alta intensidade são grande queimadores de calorias. Em uma hora de corrida intensa por exemplo um corredor pode queimar até 800 kcal se estiver num ritmo bem forte.  Além disso, fazer esse tipo de exercício gasta energia por até 48 horas após treino!

Faça isso dia sim, dia não e você  terá excelentes resultados para turbinar seu metabolismo.

ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO

acelerar metabolismo - feira

Essa é a forma de balancear a quantidade de energia consumida. Só para mastigar, digerir e absorver os alimentos, gastamos cerca de 10 a 15% de energia, num processo conhecido como termogênese da alimentação. Logicamente, controlar essa variável vai influenciar diretamente no seu metabolismo.

3- Comer de 3 em 3 horas

Para turbinar seu metabolismo, nada de dieta paleo. Comer a cada 3 horas faz você ativar a termogênese alimentar praticamente o dia todo, acelerando seu metabolismo

4- Fazer compras na feira

Estudos já comprovaram que dietas com grandes quantidades de frutas, leguminosas, vegetais, nozes e castanhas contribuem para aumentar o metabolismo. O médico americano Mark Hyman, autor do livro “Ultrametabolismo”, defende a tese de que alimentos integrais e vegetais ricos em antioxidantes ativam os genes que aceleram o metabolismo.

Ele afirma que todos os alimentos que você deve consumir devem ser livres de rótulos. Isso significa se livrar de todos os produtos industrializados e ricos em carboidratos simples e gorduras ruins. Vale lembrar que as proteínas, especialmente os peixes, são super recomendados por ele.

5- Tomar água gelada

Ao receber a água fria, seu organismo gasta energia para realizar o equilíbrio térmico. Fazendo esse processo ao longo de todo o dia, você tem uma mudança significativa em relação ao aumento do seu metabolismo.

Estudos mostram ainda que tomar água cerca de uma hora antes das refeições aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a fome e fazendo você comer menos.

6- Comer pimenta

A pimenta tem um ardor tipico – a capsaicina é a substância responsável por essa característica.. Mas além de deixar a comida picante, a capsaicina estimula o aumento da frequência cardíaca, quando libera adrenalina na corrente sanguínea, elevando em até 20% o metabolismo.

7- Aumentar a ingestão de proteínas

A digestão de carnes, leite e ovo consomem de duas a três vezes mais calorias quando comparada à digestão de carboidratos e gorduras. Por esse motivo, consumir alimentos ricos em proteínas também aumenta o metabolismo. A recomendação diária de consumo proteico é de cerca de 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

DESCANSO

acelerar metabolismo - descanso

O descanso é sagrado. É a hora em que seus músculos crescem de verdade, que ocorre a maior liberação de hormônios responsáveis pelo desenvolvimento muscular, como o GH. E é a hora também em que você pode acelerar seu metabolismo ainda mais!

8- Dormir bem

Dormir, todo mundo dorme. O importante é se dedicar a essa atividade… garantir um sono perfeito todas as noites. Isso significa dormir em um local silencioso e escuro, por pelo menos oito horas, sem ter ingerido alimentos ou substâncias que podem influenciar o seu sono – como muita gordura ou bebidas alcoólicas, por exemplo.

Durante o sono é que ocorre a maior liberação de hormônios no seu sangue, o que significa que enquanto você descansa, seu corpo trabalha. Durma bem, e garanta um trabalho intenso – não só para crescer, mas para aumentar seu metabolismo também.

Autor: admin

Compartilhe este artigo no