Batata doce engorda? Confira aqui!

Batata doce engorda?

Muitos dizem que a batata doce engorda? claro que não.  Não engorda isso e mas um mito. Ela é consumida por diversas pessoas que praticam atividades físicas, que querem um corpo lindo ou por aqueles que simplesmente procuram ter uma alimentação saudável. A batata doce têm poucas gorduras e proteínas. Os diabéticos também podem consumi-la sem medo, pois ela é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico.

Ela só vai engordar quando usada de forma exagerada, alias esse caso não se adéqua apenas a ela e sim a tudo o que comemos de forma exagerada e inadequada.

A batata doce engorda? nao

Benefícios oferecidos pela Batata Doce

Veja agora alguns benefícios que esse tubérculo traz para a saúde de milhares de pessoas. Lembrando que ela é mais eficaz em uma dieta quando conciliada com exercícios físicos.

A batata doce é fonte de carboidratos complexos, ou seja, ela é de baixo índice glicêmico. Possui várias vitaminas em sua composição, como vitaminas A, C, E e do complexo B. A maioria dessas vitaminas agem como antioxidantes e ajudam a prevenir algumas doenças. Elas também são fundamentais para a beleza de nossa pele, cabelo e unhas.

A batata doce roxa possui altas quantidades de antocianinas, essa substância age como um antioxidante em nosso corpo.

Além dos carboidratos, as batatas doces contêm altos valores de fibras, que são necessárias para o nosso corpo funcionar da maneira correta, principalmente quando estamos de dieta. As fibras podem ajudam em muitos quesitos, entre eles á deixar o seu colesterol baixo e regular o açúcar no sangue. Comer batata doce é importante para o bom funcionamento do corpo em todos os aspectos.

 

batata doce engorda? beneficios

Além dos carboidratos, as batatas doces contêm altos valores de fibras

Nutrientes da Batata Doce

batata doce emagrece ou engorda?

A batata doce é capaz de reduzir a quantidade de gordura localizada, resultando na perda de medidas, pois trás grandes quantidades de vitamina A, C, B1 e B5, além dos minerais cálcios (importante na manutenção dos ossos, principalmente em mulheres), ferro e potássio.

Devido a grande quantidade de fibras existentes na batata doce, o seu grande benefício é a saciedade prolongada e a liberação gradativa de energia no organismo. As fibras também auxiliam na regulação da função intestinal e melhora os movimentos peristálticos que formam o bolo fecal.

É indicada na regulação do índice de colesterol ruim (LDL), pois ao ser liberada gradativamente na corrente sanguínea, não há picos de glicose no sangue e, consequentemente, não há acúmulo de gordura, principalmente nos vasos sanguíneos.

A característica de não permitir a formação de picos de glicose na corrente sanguínea confere à um baixo índice glicêmico. Manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue) regulados ajuda a eliminar gorduras localizadas, diminuindo os níveis de produção de insulina. Por isso, os diabéticos também se beneficiam do consumo desta hortaliça.

Para cada 100g de batata doce são encontradas 116 kcal, 1,16 g de proteínas, 30,10 g de carboidratos complexos (de absorção lenta, baixo índice glicêmico que proporcionam mais saciedade) e 0,32 g de lipídios.

Dicas para consumir batata doce

Nem todos aqui devem amar batata doce e muitos outros não são criativos para pensarem em receitas com esse alimento. Hoje vamos ensinar algumas receitas deliciosas e muito simples de serem realizadas!

Assar a batata doce para comer é uma opção bem conhecida por todos. Ela continua saudável e pode ser temperada com azeite ou manteiga. Veja uma receita simples de batata doce assada, ingredientes:

– ¼ colher de chá de sal;

– 3 colheres de chá de azeite de oliva;

– 1 cebola pequena picada;

– 1 colher de sopa de alecrim;

– 750 gramas de batata doce, retire a casca e corte em cubos;

Coloque o forno em 180ºC e coloque uma frigideira dentro. Quando estiver quente, tire do forno e frite a cebola com a colher de azeite de oliva. Recoloque no forno por 10 minutos, mexendo a cada 5. Coloque a batata doce e misture, deixe no forno por meia hora e mexa de 7 em 7 minutos. Adicione o alecrim, cozinhe por mais 10 minutos. Para finalizar adicione 2 colheres de azeite de oliva por cima.

Obs: muitos me perguntam a batata doce cozida engorda? não, você vai se alimentar batata e a vai te ajudar na sua dieta pode ficar tranquilo e adicionar a batata na sua rotina!

 

Combinações com Batata Doce

 veja a batata doce

A afirmação que a batata doce engorda pode ou não ser verdadeira. Tudo depende da quantidade do alimento que é ingerida diariamente. Como visto acima, a quantidade de carboidrato em apenas 100g da hortaliça é alta, porém um alimento não deve ser julgado apenas por um de seus componentes.

Sempre é preciso levar em consideração o valor nutricional total de um alimento e analisar o que estamos inserindo em nosso organismo ao consumi-lo.

No caso da batata doce, os benefícios são muito melhores comparados simplesmente a quantidade de carboidrato existente nela. Consumida em quantidade moderada, é impossível dizer que a batata doce engorda.

Algumas combinações tornam a ingestão da batata doce ainda mais saudável e garantem uma refeição com tudo que o organismo equilibrado precisa.

A combinação da batata doce com frango é o ideal para quem treina: a batata doce libera energia e o frango entra com a proteína na regeneração muscular. É a refeição ideal tanto como pré como pós-treino.

A combinação da batata doce com verduras e legumes também é uma ótima pedida para quem busca uma alimentação balanceada.

Vale lembrar que o importante é sempre cozinhar e ingerir a batata doce com a casca, porque é onde se concentram a maior parte das fibras. Basta lavá-la bem antes do cozimento. Além disso, quanto menos óleo e temperos forem usados, melhor serão aproveitados os benefícios da batata doce.

Atenção: se combinada com outros carboidratos, como o arroz, por exemplo, é possível afirmar que a batata doce engorda, pois nesse caso, a junção dos dois (ou mais) carboidratos pode levar aumentar o nível de glicose no sangue, levando ao armazenamento indesejado de gordura.

Qual a quantidade indicada de consumo

A batata doce engorda quando consumida em excesso, como já vimos. Não é necessário incluí-la em toda refeição. Duas a três vezes por semana, combinada com proteínas, é o suficiente para se manter nutrido.

Veja o video abaixo

 

Cardápio da Dieta do Frango com Batata Doce

Para emagrecer com a dieta do frango com batata doce, você terá que se restringir de alguns alimentos que dão água na boca: doces, frituras, sal e refrigerantes. A alimentação deve ser realizada a cada 3 horas. Veja o cardápio a ser seguido pelo menos durante 2 semanas. Escolha 1 dia da semana para comer o que quiser e chame-o de “Dia da Alegria”.

  • Café da Manhã: 1 iogurte desnatado com aveia e frutas.
  • Lanche da Manhã: pão integral com peito de peru.
  • Almoço: arroz integral, peito de frango grelhado, batata doce cozida e salada à vontade.
  • Lanche da Tarde: frango grelhado com batata doce cozida.
  • Jantar: frango grelhado, omelete de clara de ovo e salada à vontade.

Obs.: essa dieta foi programada para quem pratica atividades físicas intensas e pretende ficar com o corpo bem definido, mas com pouco volume, apesar de rígido.

Summary
Review Date
Reviewed Item
batata doce engorda
Author Rating
51star1star1star1star1star

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *