Como os carboidratos ajudam na sua dieta?

Como os carboidratos ajudam na sua dieta?

carboidratos

Você já se perguntou o quão importante para o organismo são os alimentos que contêm carboidratos? Pois saiba que estes podem ser grandes aliados tanto para o ganho de massa muscular quanto para a perda de peso. Vamos saber como?

Os alimentos que contêm carboidratos, tais como cereais, arroz, massas e pães, são responsáveis pela energia do corpo, e portanto, essenciais para que tenhamos força para as tarefas  do dia a dia, bem como a prática de exercícios físicos. O grande problema é que quando estes alimentos são consumidos em excesso aumentam a gordura do corpo, pois infelizmente um número alto de carboidratos no organismo são recebidos em forma de gordura. Sendo assim, é muito importante que haja moderação no consumo deste nutriente.

Desta maneira, por mais que os carboidratos em excesso engordem, é essencial comê-los em pequenas quantidades, mas jamais exclui-los da dieta. Sendo assim, consuma sempre em média 200 a 300 gramas de carboidratos por dia, caso faça uma dieta de 2000 calorias, por exemplo.

Portanto, quer comer alimentos com carboidratos, mas não sabe quais, a tabela abaixo pode te auxiliar quanto à escolha. Ainda, caso queira consumir alimentos que tenham carboidratos em pequenas quantidades, pode apostar em:

•Iogurte
•Beterraba
•Leite
•Maçã

Demais alimentos com carboidratos:

•Corn flakes
•Bolacha maisena
•Torrada integral
•Bolacha de água e sal
•Pão francês
•Pão de centeio
•Macarrão
•Batata cozida
•Ervilha               Grão-de-bico
•Lentilhas
•Feijão
•Soja
•Arroz
Uma vez que você entende que os carboidratos precisam estar na dieta para nos dar energia, é fundamental compreender em que consistem os carboidratos simples e complexos.

Saber disso pode ser imprescindível para o objetivo que pretende alcançar, seja emagrecimento seja o ganho de massa muscular.
Quais são os alimentos ricos em carboidratos simples?

Estes são os alimentos mais doces e que tem em sua composição o açúcar refinado, mel, geleia de frutas, uva passa, arroz branco, pipoca e refrigerantes. É um tipo de carboidrato que se consumido em excesso trará gordura ao corpo, pois demora mais tempo para ser digerido pelo organismo, e portanto, é rapidamente absorvido e aumenta a sensação de fome, pois não preenche de maneira saudável a vontade que temos de comer.

Estes alimentos ainda são considerados com alto índice glicêmico, porque o açúcar vai muito rápido para o sangue e claro, precisam ser evitados por quem tem diabetes bem como para quem quer emagrecer, obviamente.
Quais são os alimentos ricos em carboidratos complexos?

São alimentos menos doces, tais como:

•Grão de bico
•Cereais integrais
•Cenoura
•Lentilhas.

Os alimentos com carboidratos complexos têm uma digestão mais lenta, gradativa, e chegam ao sangue de um modo bem devagar, aumentando a sensação de saciedade e impedindo que você coma constantemente. São considerados alimentos de baixo índico glicêmico.

 

Para quem tem diabetes estes são altamente indicados, bem como para quem faz dieta para emagrecer. Ainda, os alimentos com carboidratos complexos são ricos em sais minerais, fibras, ferro e complexo B.

Visto a diferença dos dois tipos de carboidratos, cabe a pergunta:

 

Como usar os carboidratos para ganhar massa muscular?

 

Os carboidratos mais indicados para quem quer ganhar massa muscular são os complexos, pois dão ao corpo a energia necessária para que a prática de exercícios seja realizada completamente. Sendo assim, antes do treino, coma algum carboidrato complexo. Logo após o exercício, em até 1 hora, consuma alimentos ricos em proteína, para garantir que a fibra muscular se renove e assim, haja o crescimento do músculo.

Mas pode ser que em vez de ganhar massa muscular, você prefira perder peso.
Saiba que os carboidratos, ou ausência destes, também podem te ajudar nesta empreitada. Para tanto, vamos conhecer os propósitos da dieta do carboidrato, método que tem feito muito sucesso.

carboidratos 1

Dieta do carboidrato: o que é e como fazer?

A dieta do carboidrato, também conhecida como dieta do Dr. Robert Atkins, permite o consumo de tudo, menos de alimentos que tenham carboidratos, tais como: arroz, macarrão, cereais, pães, feijão, dentre outros. É claro que doces, refrigerantes, bem como outras guloseimas também não são permitidos.

Contudo, outros alimentos podem ser usados nesta dieta que visa emagrecimento saudavel.
Alimentos permitidos na dieta do carboidrato

 

Verduras e legumes como alface, repolho roxo, espinafres, rúcula, repolho;

Café e chá sem açúcar;

Refrigerante diet ou light;

Carnes como a de vaca, porco, peru, frango ou outras;

Embutidos como apresuntado, bacon, salsicha;

Queijos;

Peixes;

Ovos;

Azeite, margarina, óleo, manteiga, maionese;

Nozes, amêndoas, avelãs, castanha do pará.

É claro que antes de fazer esta dieta é extremamente importante que converse com um nutricionista a fim de saber se apto para realizá-la. É essencial lembrar que a exclusão de carboidratos tira a energia do corpo, portanto, esta dieta não deve ultrapassar 15 dias a fim de não comprometer a saúde de quem a faz.

 

Cardápio da dieta do carboidrato

 

Café da manhã
Ovos mexidos ou cozidos com presunto e chá verde sem açúcar

 

Almoço
Bife grelhado com alface e rúcula temperadas com molho para saladas sem carboidratos.

 

Lanche
Gelatina sem açúcar com nozes

 

Jantar
Peixe como namorado ou badejo assado acompanhado com espinafres refogados.

Como a dieta foca na isenção de alimentos com carboidratos, é comum nos primeiros dias você sentir dor de cabeça, mau hálito, prisão de ventre e dor nos músculos. Mas tenha paciência: estes sintomas logo passarão e você poderá continuar com a dieta.

A grande verdade é que são essenciais para o corpo humano, mas claro, sempre com muita moderação. Eles são imprescindíveis para nos dar energia, mas podem facilmente comprometer a nossa forma por nos fazer adquirir aquelas gordurinhas indesejadas.

Autor: admin

Compartilhe este artigo no