Importância da nutrição para a musculação

A importância da nutrição para a musculação :

A Importância da nutrição para a musculação, cercados diariamente por fast-foods, alimentos industrializados enlatados e ensacados, de rápido preparo e consumo, cheios de substâncias prejudiciais à saúde – responsáveis pelas doenças modernas mais conhecidas –, alimentar-se corretamente torna-se tarefa difícil e que demanda tempo, disposição, força de vontade e interesse em mudar todo um estilo de vida na musculação a que fomos acostumados desde que nascemos. Tarefa nada fácil.

saiba da importância da nutrição para a musculação

Doenças como obesidade, câncer, diabetes, doenças do coração, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, depressão e infertilidade estão entre as principais consequências de uma alimentação mal estruturada, desregrada e inconsequente.

Mas evitar que isso aconteça não é impossível e começa ao aliar uma boa alimentação, mais saudável e balanceada, com a prática de exercícios físicos, como a musculação, recomendada inclusive para idosos com osteoporose, entre outras doenças.

Nutrição, dieta e exercícios

Para atingir o efeito desejado por seus praticantes,a musculação requer uma alimentação e todos devem saber a importância da nutrição bem planejada a fim de utilizar o melhor das propriedades dos alimentos para gerar energia para o corpo, ajudar na formação de músculos, no preparo antes dos exercícios e na recuperação do corpo após os treinos.

A todo praticante de musculação é aconselhável possuir um programa alimentar personalizado e elaborado por um nutricionista após uma detalhada avaliação. Para isso, levam-se em consideração, por exemplo, os horários dos treinos, suas durações e tipos de exercícios praticados para se basear no gasto energético.

A dieta deve ser variada e conter carboidratos ricos em fibras, como pão, arroz e massa, frutas e vegetais. Deve haver cautela para não consumir quantidades exageradas de proteínas, o que poderia causar uma sobrecarga em órgãos como rins e fígados, sendo essencial o consumo em todas as refeições de quantidades moderadas. São de extrema importância também na dieta do praticante de musculação o consumo de leites e derivados, carnes, ovos, leguminosas e frutas secas.

Antes dos treinos, devem ser feitas refeições leves com frutas, biscoitos ou pães integrais acompanhados de suco natural ou água. A hidratação é essencial durante os treinos e após é recomendado carboidratos e proteínas.

O papel da água

Mais de 70% do corpo humano é formado por água. Isso inclui os músculos. A água é de vital importância pra vida humana e antes, durante e após os exercícios é igualmente necessária. Além de ajudar a repor as energias, a água exerce papel importante para eliminar toxinas do corpo e ajuda na digestão e síntese de proteínas, acelerando o metabolismo. O consumo mínimo recomendado diariamente é de dois litros.

Coma várias vezes    

A frequência das refeições também é um fator determinante para obter bons resultados na musculação. Comer favorece o crescimento dos músculos com o consumo, a cada três horas, de carboidratos e proteínas em pequenas porções entre quatros e seis refeições diárias. Frutas e vegetais também exercem função significativa, sendo importantes para a produção de energia necessária para o corpo.

Vitaminas

Após os treinos, a vitamina C exerce papel de grande ajuda, sendo recomendado sucos de laranja, limão, acerola, entre outros. A vitamina E auxilia no transporte de oxigênio para os músculos e é encontrado em óleos vegetais, nozes e quiuí. O ômega 3, encontrado nas castanhas, peixes, linhaça dourada, azeite e gergelim, ajuda na fluidez do sangue e, consequentemente, isso significa mais oxigênio para os músculos diminuindo o risco de algumas doenças, tais como colesterol e infarto.

Suplementos

O uso de suplementos deve ser feito sempre com muita moderação e serve para suprir deficiência alimentares como dos aminoácidos beta-alanina, glutamina e creatina, sendo usados apenas como recurso juntamente de uma boa nutrição e planejamento de exercícios.

Para mais dicas sobre nutrição, bem-estar e atividades físicas, não deixe de conhecer mais em nosso blog!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Importância da nutrição para a musculação
Author Rating
51star1star1star1star1star

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *