O que é Metabolismo e como ele pode te ajudar?

O que é Metabolismo e como ele pode te ajudar?

metabolismo

 

Tenho certeza de que se você é um adepto de exercícios físicos, já deve ter escutado alguém citar sobre um tema amplamente divulgado neste segmento: o tal do metabolismo. Mas você sabe exatamente o que é o metabolismo e como este pode te ajudar a conquistar o objetivo que almeja?

Sabemos que o nosso corpo funciona de maneira peculiar, naquele processo bem conhecido de digerir os alimentos, absorver os nutrientes e enviá-los a fim de que estes deem energia para as células. Este método de trabalho do corpo humano nada mais nada menos é conhecido como metabolismo.

Visto que o metabolismo está bem ligado a manutenção do peso, é essencial descobrir como ele funciona, afeta a sua forma e claro, como pode ser acelerado de um modo natural.
O que é Metabolismo?

Proveniente da palavra grega “metabole” que significa “mudança”, o termo metabolismo descreve todo o processo que o corpo passa de modo permanente para que continuemos vivos.

É por meio destes processos que conseguimos respirar, andar, realizar as tarefas do dia a dia, dentre outras peculiaridades vitais. Ainda, o metabolismo é método de ação do nosso corpo que acontece de maneira constante e só tem fim no momento da morte.

Quando o metabolismo acontece, é óbvio que reações ocorrem, e estas são importantes, pois a partir do momento em que deixarem de existir, é porque o corpo já não tem mais condições de trabalhar por conta da inexistência.  Isso significa que nós não somos nada sem o metabolismo; ele é extremamente vital para que nos mantenhamos vivos.

Entretanto, existem dois tipos de processos que compõem o metabolismo: anabolismo e catabolismo. Entedê-los auxilia para que não haja confusão referente às respectivas ações.

O que é Anabolismo?
Quando acontece uma série de reações que constroem moléculas provenientes de pequenas partes, este processo recebe o nome de anabolismo.

Em termos simples, o anabolismo se refere a construção de tudo o que a célula necessita, transformando pequenas partes em grandes estruturas. Por exemplo, o anabolismo é fundamental para formar proteínas e assim ajudar no ganho de massa muscular.

Mas para que o processo anabólico consiga cumprir a que se propõe, existe uma gama de hormônios que precisam produzir os compostos para que haja a hipertrofia.

Estes são:

 

Insulina

A insulina é responsável por controlar os níveis de glicose no sangue. Se por acaso ela não existisse, seria impossível que as células recebessem carboidratos, e assim, o corpo não teria energia.
Hormônio do Crescimento (GH)

O GH auxilia para que o fígado tenha somatomedina (IGF-1), responsável pelo crescimento dos tecidos e consequentemente para a construção dos músculos.

IGF-1

A IGF-1 é produzida nos músculos e nos ossos e também serve para estimular a produção de proteínas.

Testosterona

Hormônio tipicamente masculino, a testosterona é produzida nos testículos e também nos ovários das mulheres.
A testosterona tem como principal objetivo formar características de homens, como barba e voz grave. Ainda, é considerado como extremamente ajudador do anabolismo e portanto, estimula a formação de proteínas e leva ao crescimento muscular.

Estrógeno

O estrógeno é um hormônio feminino que tem origem nos ovários e define a formação da mulher, como os seios e a menstruação, por exemplo.

O que é Catabolismo?

Em termos simples, catabolismo é o oposto do anabolismo, quando o tecido muscular é consumido a ponto de não deixar com que este cresça e assim se torne quase impossível a hipertrofia. Contudo, por mais que os praticantes de musculação não queiram nem escutar informações sobre o catabolismo, precisamos entender que este processo é indispensável para o corpo humano.

Isso porque é por meio do catabolismo que o corpo tem energia, mediante a degradação dos nutrientes.

Sendo assim, apesar de não ser agradável para os adeptos da busca pela massa muscular, o catabolismo é o grande responsável para que tenhamos energia e assim consigamos cumprir a rotina de treino.

catabolismo

Quais são os fatores que afetam o Metabolismo?

Para que o seu metabolismo funcione corretamente e claro, você consiga os resultados das atividades que faz, é bom ter atenção em vários fatores, que podem melhorá-lo, bem como atrasar o objetivo que almeja.

Dentre os principais que podem afetar o seu metabolismo, estão:

Hábitos alimentares

Controle o consumo de alimentos ricos em gordura, mas jamais os isente do cardápio, pois estes são importantes para a produção de hormônios. Pode ser interesse substituir os alimentos altamente gordurosos por aqueles que têm um teor saudável deste item: castanhas, óleoo de oliva e nozes.

Ainda, tome cuidado com o hábito de comer sobremesa depois das refeições. Mas se caso não aguentar a falta de algum docinho após o almoço, principalmente, opte pelo açúcar das frutas, muito mais saudáveis.
Exercícios Físicos

Para que o seu metabolismo esteja sempre acelerado, é fundamental a prática de exercícios físicos.
Sempre mescle atividades aeróbicas com musculação ou ginástica localizada.
A ideia é manter hábitos alimentares saudáveis unidos à prática de exercícios físicos. Somente desta maneira conseguirá um metabolismo mais acelerado e assim a possibilidde de perder peso de maneira efetiva.

Intervalo entre as refeições

Não faça intervalos enormes durante as refeições, pois esta prática faz com que o metabolismo fique mais lento e assim, que não aconteça a eliminação de calorias.
Tenha o hábito de fazer seis refeições por dia, para que o metabolismo esteja ativo durante todo o dia.

 

Músculos

Quando você tem músculos e luta em prol de melhorá-los, consequentemente gasta mais calorias e assim mantém o metabolismo acelerado. O tecido muscular é o que mais consome energia do organismo, portanto, é imprescindível mantê-lo ativo por meio dos exercícios físicos.

 

Idade e Sexo

Segundo pesquisas recentes, depois dos 30 anos o metabolismo passa a ficar mais lento. Portanto, se sentir maiores dificuldades para perder peso, saiba que isto pode estar ligado à sua idade.

Além disso, os homens têm metabolismo mais acelerado do que as mulheres e portanto, gastam mais calorias e conquistam massa muscular mais rapidamente.
Consumo de água

Quem bebe água, muita água, e regularmente, acelera o metabolismo e consequentemente melhora o transporte de vitaminas, hormônios e minerais, eliminando assim toxinas e melhor funcionamento dos intestinos.

Os médicos recomendam beber, no mínimo, de 8 a 10 copos de água por dia.
Para que você consiga emagrecer ou ganhar massa muscular é muito importante que o seu metabolismo esteja acelerado. Sendo assim, aproveite das dicas do artigo de hoje e por manter hábitos saudáveis, finalmente conseguir o corpo que tanto deseja.

 

 

Autor: admin

Compartilhe este artigo no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *