Vitamina C para que sirve

VITAMINA C PARA QUE SIRVE :  PARA AS PESSOAS E ATLETAS

Muitas pessoas se perguntam pra que a Vitamina c para que sirve? Dentre seus efeitos normais como: combater gripes e resfriados, a vitamina C tem um efeito anti-catabólico de fundamental importância no controle do hormônio cortisol no organismo, diminuindo o mesmo sem atrapalhar a produção de testosterona, auxiliando na formação da mesma, melhorando a recuperação e o crescimento das células musculares.Vitamina c para que sirve saiba os beneficiosUm estudo publicado no Journal of Strenght and Conditioning Research” mostra que a ingestão de 1g de vitamina C por dia pode reduzir a secreção de cortisol, permitindo um crescimento muscular maior, quando comparado a pessoas que tem uma dieta deficiente da mesma. A vitamina C funciona também como um antioxidante (protegendo as células musculares contra os radicais livres) e na formação de colágeno (diminui as chances de lesão muscular).A vitamina C também auxilia na absorção do ferro. Uma deficiência do mesmo, a quantidade de oxigênio que fica ligado à hemoglobina no sangue diminui e reduz a performance muscular. Vitamina C e Ferro também são benéficos para pessoas que sofrem de anemia, pois um auxilia na retenção do outro.

VITAMINA C E CORTISOL

O hormônio cortisol é liberado, quando uma pessoa entra em estado de stresse ou por elevados esforços físicos (treinos pesados). O cortisol diminue a produção de testosterona natural do corpo quando elevado? Ou liberado?? sua produção.

O cortisol tem um efeito catabólico e diminuindo também as defesas do organismo (sistema imunológico). As testosteronas sintéticas são bastante usadas devido a diminuir a produção do cortisol e ter um efeito anabólico. A vitamina C entra como um elemento anti-catabólico (diminuindo o cortisol), sem atrapalhar a produção de testosterona…

ABSORÇÃO DA VITAMINA C

A vitamina C, não é armazenada pelo organismo, por ser hidrossolúvel (solúvel em água). Por isso sua ingestão tem que ser diária, proporcionais as necessidades de cada indivíduo, variando por diversos fatores. O organismo só absorve 20% da vitamina C consumida, é importante aliar sua ingestão á de alimentos que absorvem melhor a mesma, ex: aveia.

A aveia é um dos alimentos que mais retém a vitamina C, cerca de 80%. Outro exemplo são os complexos bioflavonóide, que em conjunto com a vitamina C, auxiliam na sua absorção.

 

Suplemento com vitamina C

Hoje no mercado tem muitos suplementos que tem muita vitamina, e alguns sao ricos em vitamina C, eu comprei esse aqui Vitamina C OH2Vitamina c para que sirve? A Vitamina C OH2 auxilia diretamente na manutenção do sistema imunológico, na saúde dos músculos e articulações. A Vitamina C OH2 é um poderoso antioxidante e desintoxicante do organismo. Possui também, importante função na absorção de Ferro, no metabolismo da Vitamina B12 e como coadjuvante na produção e manutenção da integridade celular (colágeno).

 

DOSAGEM RECOMENDADA

Doses mais frequentes irão fornecer uma quantidade contínua de vitamina C, altas dosagens podem causar diarreia e irritar o sistema digestivo. Dividir as doses ajuda a evitar esses problemas.O corpo processa a vitamina C de forma muito rápida, sendo recomendada tomar duas doses de 500mg ao longo do dia. Para quem treina de forma mais intensa pode ser administrada dosagens de até 3g por dia.Obs: Alguns remédios podem reduzir o nível de vitamina C no corpo, como: anticoncepcionais, esteroides, álcool, analgésicos e antidepressivos. Com isso terá que aumentar a dose de vitamina C.

 

18 frutas ricas em vitamina C

1) Camu-camu

Você provavelmente pensou na laranja ou no limão como fruta que mais contem vitamina C correto? Mas o campeão entre as frutas que mais contém vitamina C é um que a grande maioria das pessoas provavelmente não conhece. É o camu-camu. O camu-camu é uma fruta originária da Amazônia e é bem pequena, do tamanho de uma jabuticaba, com coloração verde avermelhada. Em 100g da fruta pode-se encontrar cerca de 2600 mg da vitamina, isso mesmo 2,6g de vitamina C. A tendência é que a fruta passe a ser mais conhecida no Brasil em um futuro próximo

2) Acerola

A acerola fica logo atrás do camu-camu. Ela contém cerca de 1800 mg de vitamina C em 100g da fruta e também se tornou queridinha quando o assunto é vitamina C, já que contém muito mais do que a laranja.

3) Goiaba

A goiaba também é muito rica em vitamina C. Uma fruta (aproximadamente 55g) contém 125 mg da vitamina, em 100g temos 228 mg de vitamina C.

4) Mamão

O mamão também entre na lista das frutas ricas em vitamina C. Uma porção de 270g (uma unidade média) fornece 165 mg de vitamina C, o mesmo que 61 mg em 100g.

5) Pimentão

Certamente, esse também não era um vegetal que estava na sua lista de alimentos ricos em vitamina C. Uma porção de 92 g de pimentão, fornece 117 mg de vitamina C. O mesmo que 127 mg em 100g de alimento.

6) Brócolis

Mais um para a lista dos improváveis. O brócolis é um vegetal muito nutritivo, contendo uma série de minerais e vitaminas, entre elas a vitamina C. Um porção de aproximadamente 150g de brócolis, fornece 180 mg de vitamina C, o que equivale a 122 mg a cada 100g.

7) Couve de Bruxelas

A couve de Bruxelas não é muito popular no Brasil, mas também é uma excelente fonte de vitamina C. Uma porção de 150g contem 96 mg de vitamina C, o mesmo que 64 mg a cada 100g.

8) Morango

Finalmente voltando às frutas, o morango também contém muita vitamina C. Uma porção de 150 g fornece cerca de 86 mg da vitamina. O mesmo que 58 mg em 100g da fruta.

9) Abacaxi

Antes da clássica laranja, ainda temos o abacaxi como fonte importante de vitamina C. Uma porção de aproximadamente 165g de abacaxi, nos dá cerca de 78 mg de vitamina C, o equivalente a 48 mg em 100g da fruta.

10) Laranja

O alimento mais consumido como fonte de vitamina C, contém sim uma quantidade significativa do nutriente, mas como vimos perde para outras opções mais ricas. Uma porção de 130g de laranja (uma unidade média) contém 70 mg de vitamina C, isso equivale a dizer que em 100 g da fruta encontramos 54 mg da vitamina.

11) Kiwi

Ainda no time das frutas, temos o kiwi. Ele contém 64 mg de vitamina C em 70g da fruta. Ou seja, em 100 g encontramos 91 mg da vitamina.

12) Melão Cantaloupe

Essa variedade de melão é rica em vitamina C. 160g do melão fornecem 58 mg da vitamina, ou 100g fornecem 36 mg.

13) Couve-flor

A couve-flor também é um alimento rico em vitamina C que muitas pessoas podem nem imaginar. 125g da hortaliça fornecem 56 mg da vitamina ou o equivalente a 44mg em 100g.

14) Couve

Além da couve-flor, a couve comum também representa os vegetais ricos em vitamina C. 130g da verdura contém 53 mg da vitamina, em 100g encontramos, portanto, 41mg.

15) Framboesa

Voltando às frutas, a framboesa contém 32 mg de vitamina C a cada 120g, ou 27mg a cada 100g.

16) Acelga

Mais uma verdura na nossa lista. A acelga contém 31 mg de vitamina C a cada 175g, o mesmo que 18 mg em 100g.

17) Tomate

O tomate também faz parte do time e ainda é muito consumido no Brasil, podendo ser uma fonte de fácil acesso para você. 180g de tomate contém 25 mg de vitamina C. Em 100g encontramos cerca de 14 mg.

18) Limão

Por último, mas não menos importante, o limão também faz parte da nossa lista. Ele também contém uma quantidade significativa de vitamina C e pode complementar sua alimentação para garantir as recomendações diárias. Em 100g de suco de limão, encontramos quase 40 mg de vitamina C.

Com uma variedade tão grande de fontes de vitamina C não podemos vacilar e deixar faltar esse nutriente tão importante para a nossa saúde.

 

POR QUE A VITAMINA “C” É TÃO IMPORTANTE PARA O NOSSO CORPO? Veja

Summary
Review Date
Reviewed Item
Vitamina c para que sirve
Author Rating
51star1star1star1star1star

Autor: admin

Compartilhe este artigo no