Conheça 8 benefícios e curiosidades incríveis sobre o óleo de coco

Conheça 8 benefícios e curiosidades incríveis sobre o óleo de coco

Mesmo sendo composto por 33% de gorduras, o óleo de coco é um alimento que gera diversos benefícios para o nosso corpo, e consequentemente, para a saúde também. Ele pode ser consumido como alimento ou até mesmo diretamente na pele e nos cabelos, ajudando na hidratação dos mesmos.

Existem dois processos para obter o óleo. O primeiro consiste na fervura da fruta, enquanto o segundo é feito a partir da fermentação do coco. O resultado são duas versões diferentes que podem ser encontradas para o consumo: extra virgem e refinado, respectivamente.

É importante lembrar, que para obter todas as vantagens desse item na alimentação, é preciso que ele seja extra virgem, prensado a frio, e se for possível, orgânico. Pois é essa a opção que conta com uma maior quantidade de antioxidantes. Além disso, seu consumo deve ser moderado, pois ele conta com uma grande quantidade de calorias.

Se você ficou curioso e quer saber todas as vantagens que o óleo de coco pode gerar para a sua saúde, seu cabelo e sua pele, basta conferir o texto até o final e depois pensar quais são as alternativas que melhor se encaixam com você.

 

beneficios oleo de coco

Melhora a imunidade

O óleo de coco é antifúngico, antiviral e antibactericida. Além disso, conta com ácido láurico, um ácido graxo que também está presente no leite materno. Sendo assim, ele contribui para um bom funcionamento e para a proteção do sistema imunológico.  Além disso, ele também é rico em vitaminas, o que também ajuda no combate à doenças.

Evita prisão do ventre

Devido a sua dissolução e absorção rápida, o óleo de coco pode ser usado como aliado do seu intestino. Isso acontece porque ele conta com componentes que regulam o trânsito intestinal. Quem tem problema com o intestino solto também pode se beneficiar com o uso desse alimento, já que ele contribui com o fim das bactérias que podem fazer mal e ainda ajuda a manter uma flora intestinal saudável.

Beleza dos fios de cabelo

O óleo de coco pode ser usado como hidratante para cabelos e até mesmo para ajudar na saúde do couro cabeludo. Isso acontece por causa da grande quantidade de ácidos graxos e pela presença das vitaminas K e E no alimento, que também ajuda a deixar os fios mais fortes e brilhosos.

Aliado da pele

O óleo de coco pode ser usado para a ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele e ajuda na hidratação da mesma, pois ele evita a eliminação de umidade. Isso acontece devido a grande quantidade de antioxidantes que estão presentes nesse alimento, que ainda faz com que a elasticidade da pele melhore.

 

Controle do colesterol

O consumo do óleo de coco faz com que os níveis de colesterol bom (HDL) aumentam e o do colesterol ruim (LDL) diminuam. Por causa disso e do seu alto teor de antioxidantes, o alimento também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

beneficios do oleo de coco

Perda de gordura abdominal

O óleo de coco contribui para a diminuição da gordura abdominal porque é rico em ômega-9, um ácido graxo que reduz a produção de cortisol, um hormônio que é responsável pelo armazenamento de gordura na região do abdômen.

 

Acelera o metabolismo

Quando consumido diariamente, o óleo de coco pode ajudar no gasto de energia do organismo. Isso acontece porque ele é um triglicerídeo de cadeia média, sendo assim ele é absorvido rapidamente e então é transformado em energia. Isso faz com que o metabolismo fique mais rápido e a queima de gorduras seja maior.

 

Promove saciedade

Como é uma gordura, o óleo de coco permanece no estômago por mais tempo que outros alimentos, como os carboidratos, por exemplo. Isso faz com que a sensação de saciedade dure por mais tempo e reduz o apetite. Assim, fica mais fácil controlar a vontade de comer a todo momento e consequentemente, perder peso.

 

Prevenção de estrias

Muitas mulheres usam o óleo de coco durante a gravidez para evitar o aparecimento de estrias, marcas que incomodam uma grande quantidade de pessoas do sexo feminino por toda parte do mundo. Mas se você já tem as marquinhas brancas, saiba que o produto também ajuda a reduzir o tamanho delas.

 

Como consumir o óleo de coco?

Se você deseja obter todos os benefícios do óleo de coco, pode consumir esse alimento diariamente. Porém, a quantidade recomendada é de apenas 2 colheres de sopa por dia. Sua ingestão não deve ser feita em excesso devido a grande quantidade de gorduras presentes, que podem gerar riscos, como aumento de peso e problemas cardiovasculares e pode piorar o quadro de quem tem diabetes.

Agora se você tem curiosidade de saber em que pratos pode usar o ingrediente, saiba que ele é bem versátil e pode entrar em cena no preparo de sucos, saladas e até mesmo para dar um gostinho extra para os pratos quentes. Porém, saiba que para manter todas as propriedades, ele não deve ir ao fogo.

 

Aprenda a fazer óleo de coco em casa

Se você não quer comprar o óleo industrializado, saiba que pode fazer o seu em casa mesmo e sem muito trabalho. Só é preciso escolher algumas unidades de coco bem maduras e que contem com uma boa quantidade de água. Depois disso, você precisa retirar a água, a polpa, ralar a fruta e misturar tudo até que vire um creme. Para finalizar, basta coar a mistura.

Agora que seu leite de coco está pronto é necessário esperar que ele fermente, para depois extrair o óleo. Isso acontece naturalmente dentro de aproximadamente 48 horas. Porém, o resultado será um líquido com três fases diferentes: em baixo um creme, no meio água e por cima o óleo de coco. Você vai precisar tirar essa primeira camada com o auxílio de uma concha.

Summary
Review Date
Reviewed Item
oleo de coco beneficios
Author Rating
51star1star1star1star1star

Autor: admin

Compartilhe este artigo no