Suplementos pré-treino são essenciais para a disposição durante os exercícios

Suplementos pré-treino são essenciais para a disposição durante os exercícios

A ingestão de suplementos antes do treino melhora o desempenho, previne o catabolismo e aumenta o ganho de massa muscular

 

suplemento pré-treino beneficios 

Para uma rotina de exercícios saudável, independentemente do objetivo que se espera, seja fortalecimento muscular ou redução de peso, a reposição de nutrientes é, sem dúvida, fundamental. Durante muito tempo, a utilização de suplementos foi banalizada, mas especialistas em medicina esportiva esclarecem que a utilização de maneira correta não causa problemas à saúde.

 

A prática de atividade física quando realizada intensamente, demanda do corpo uma reposição de nutrientes que através da alimentação se torna quase impossível conseguir e, por isso, o uso de suplementos é indicado para, junto à dieta, dar ao corpo o suporte:

  • Para que se mantenha em perfeito funcionamento;
  • Para que possa alcançar o condicionamento desejado;
  • Para a plena recuperação antes da próxima série de treinos ou prática de esporte

 

Atividades de longa duração, sejam aeróbicas ou anaeróbicas, também necessitam de suplementação antes de serem realizadas. Especialistas em nutrição esportiva orientam que alguém que não tem tanto tempo para se alimentar antes do treino, pode, por exemplo, tomar uma água de coco ou um suco natural, apesar de não ser uma refeição completa. Já em casos de pessoas que dispõem de mais tempo, uma hora antes da prática de exercícios, pode optar por uma alimentação pré-treino saudável com enfoque em carboidratos complexos, alimentos integrais, queijos magros, frutas, entre outros alimentos de alta qualidade.

 

Mesmo adotando uma dieta saudável que reponha nutrientes, a utilização de suplementos pré-treino fazem a diferença na hora de manter a saúde do corpo e a rotina ideal de exercícios. Entre outros benefícios, a suplementação cerca de 30 minutos antes da prática de atividades físicas, evita a queda glicêmica, que pode levar à tontura e sensação de fadiga, além de impedir a diminuição da massa magra.

 

A escolha do suplemento ideal é outro ponto importante. Muitas pessoas acreditam que apenas as proteínas devem ser repostas, mas há casos em que o objetivo é ganhar peso e, nesse caso, é importante utilizar suplementos que façam o papel dos carboidratos no corpo.

 

Suplementos pós e pré-treino: diferenças e indicações

 

conheça o suplemento pre-treino 

O suplemento pós-treino é indicado para repor o glicogênio muscular e dar ao corpo importantes nutrientes para a recuperação e crescimento dos músculos (hipertrofia). Dentre os mais utilizados para essa finalidade de reposição de proteínas de alto valor biológico estão o Whey Protein e o BCAA.

 

O Whey Protein tem maior valor biológico e é usado por praticantes de qualquer modalidade esportiva. É um dos suplementos mais puros que ajudam no crescimento e recuperação muscular. Já o BCAA é um conjunto de aminoácidos que auxilia a sintetizar as proteínas do organismo e evita a fadiga fazendo com que o organismo tenha mais disposição para treinar. Ou seja, O Whey Protein é uma proteína que age para recuperação da massa muscular, enquanto o BCAA tem o objetivo de prevenir o catabolismo muscular e evitar o cansaço durante o treino.

 

Alguns suplementos têm acréscimo de BCAA e de creatina, o que quer dizer que 20 gramas dessas proteínas terão menos aminoácidos ativos do que 20 gramas de proteínas isoladas do leite ou carne. Ou seja, é importante que o suplemento seja escolhido levando em conta, principalmente, a qualidade e pureza do produto.

Em casos de treinos intensos que ultrapassam a duração de uma hora, costuma ser recomendada a utilização de carboidratos (maltodextrina dextrose ou waxy maze, por exemplo).

 

Já a suplementação pré-treino é indicada para conferir energia ao corpo para as atividades a que se será submetido e proteger a musculatura do processo de catabolismo. Se o principal objetivo é o ganho de massa muscular, optar por este tipo de reposição de nutrientes é fundamental.

 

Os suplementos pré-treino combinam várias substâncias que são precursoras do NO2 (óxido Nítrico): taurina, beta-alanina, arginina, fosfatos, dimetilamina, entre outras, mas também podem combinar proteínas e aminoácidos concentrados, que podem ser encontrados no Whey Protein, BCAA, creatina e cafeína, principal substância encontrada nos termogênicos.

 

Geralmente, a recomendação dos educadores físicos é a de que estes repositores de nutrientes sejam tomados de 15 a 30 minutos antes da prática das atividades físicas.

 

Suplementos pré-treino dão a disposição ideal para a prática de exercícios

 

A principal finalidade destes suplementos pré-treino é aumentar a capacidade física durante os exercícios, existem muitos tipos no mercado, por isso, a escolha deve ser baseada no objetivo que se deseja conquistar e, claro, no aval de um nutricionista especializado.

 

Alguns dos suplementos mais indicados:

 

Suplemento Beta-alanina – Trata-se de um aminoácido que faz parte do grupo dos não-essenciais que o próprio corpo é capaz de produzir. Este suplemento não atua na construção muscular, mas ajuda a reduzir a fadiga, aumentando o desempenho em treinos mais intensos. Pode ser tomado com água e a quantidade varia entre 5 a 10 gramas.

Pré treino Assault – Este é um suplemento com um blend de ingredientes altamente estimulantes, que aumenta a capacidade energética do corpo e eleva o rendimento durante a prática das atividades físicas. É um produto que deve ser tomado em jejum de uma hora para melhor absorção, de 5 a 15 minutos antes do treino.

NO³ – Suplemento à base de ácido tetrametilurico e NO³ – Este produto atua retardando a fadiga, ajudando se o intuito é a realização de treinos mais demorados. O NO³ é um Nitrato de creatina, 1000x mais potente do que a creatina convencional.

Dilatex Extra Pump – Suplemento à base de Arginina quelato e Alanina quelato – Enquanto a arginina relaxa os vasos sanguíneos, melhorando o aporte de oxigênio e nutrientes nos tecidos musculares, a alanina age promovendo a síntese proteica, atuando no crescimento muscular e redução de gordura.

DNA Thermo Lipo Xtreme 4 – Suplemento à base de cafeína anidra – Também conhecida como metilxantina ajuda a aumentar a concentração de ácidos graxos disponíveis para os músculos, o que age aumentando a oxidação de lipídeos. Suplementos com essa composição agem acelerando o metabolismo e fazendo com que o corpo utilize mais gordura como fonte de energia. A utilização do produto costuma ser indicada de 30 a 40 minutos antes dos exercícios.

 

Dentre a variedade de suplementos pré-treino disponíveis no mercado, o ideal é que procurar o auxílio de um profissional especializado que possa de acordo com o tipo físico e objetivos da pessoa, indicar o melhor suplemento para tomar antes das atividades físicas.

Leia também – Musculação: treinando com cargas

Autor: admin

Compartilhe este artigo no